O vereador Luís Yabiku tem um grande envolvimento com a questão ambiental, tanto que a criação da Comissão permanente de Meio Ambiente na Câmara de Campinas foi um projeto de sua autoria. Em entrevista para o Legislativo Verde, o vereador discute a questão do meio ambiente em Campinas, o entusiasmo com o tema e outras questões. Confira!
Atualmente, o debate sobre o meio ambiente tornou-se bem mais comum. O senhor nota que há mais propostas e projetos nesse sentido em Campinas?
Acredito que existe uma grande preocupação com o futuro do planeta, principalmente depois de grandes catástrofes que a população mundial tem presenciado devido a grande interferência do homem com o meio ambiente. Porém, efetivamente, em Campinas temos algumas Leis ligadas diretamente ao meio ambiente que estão em vigor: Calçamento ecológico, Ciclofaixa e compensação de CO2. Outras propostas em andamento na Câmara, em sua grande maioria, são educativas. No entanto, a criação da comissão permanente de Meio ambiente na Câmara de Campinas foi um projeto de minha autoria.
Analisando suas ações e histórico, percebemos um grande entusiasmo com a área ambiental. Esse envolvimento surgiu antes ou depois de entrar na vida política?
Sempre tive um grande interesse pelo assunto, porém somente depois de entrar para vida pública pude realizar ações efetivas, tanto com comissões de estudo quanto com projetos de lei que pudessem fazer a diferença.
O senhor acredita que os recentes projetos na cidade, como a ciclovia, já representam uma maior preocupação da prefeitura com o setor ambiental?
Acredito que desde que foi criada a Secretaria de Meio Ambiente, após inclusive uma sugestão realizada pela Comissão de Estudos de Aquecimento Global, existe uma preocupação por parte do Executivo com relação ao setor ambiental. Haja vista os trabalhos desenvolvidos: as próprias ciclofaixas, a criação de parques lineares, o plantio de mudas de árvores, entre outras.
O senhor toma alguma atitude "verde" no seu cotidiano? Qual?
Sim. Em casa reciclamos o lixo, separando o lixo orgânico do lixo reciclável. E principalmente a não utilização de sacolas plásticas. Em casa somos adeptos do Furoshiki, técnica japonesa muito divulgada pela minha esposa Letícia, e que substitui as sacolas plásticas.
Para conhecer mais sobre o vereador, visite o site http://www.luisyabiku.com.br/
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário