segunda-feira, 21 de março de 2011

A importância das pequenas ações

Ainda que temas como saúde, política social e segurança atraiam mais a atenção da população de um município, não se podem deixar de lado os “assuntos verdes”. Falar sobre meio ambiente muitas vezes soa repetitivo e entediante para muitas pessoas, e isso acaba contaminando o trabalho dos que zelam pela construção de uma organização municipal, no caso, vereadores e poder executivo. No entanto, a cada ano ou legislatura que passa, o assunto deve tornar-se mais recorrente nas discussões parlamentares.

Ao analisarmos as grandes cidades da Região Metropolitana de Campinas pudemos perceber (ainda que de forma breve) como os projetos voltados ao meio ambiente se constroem. A realidade ainda demonstra que há certo desinteresse por grandes ‘obras’ de preservação. Em geral, os municípios trazem pequenas ações pontuais na manutenção de áreas verdes e rios que os cortam.

O objetivo deste trabalho não é mapear todas as atividades legislativas feitas a favor do meio ambiente, mas sim acompanhar as principais, que geram efeitos positivos e são tão eficazes a ponto de serem repercutidas.

Como todos bem sabem, a preservação ambiental tem se tornado assunto rotineiro nas discussões políticas do país e do mundo. As ações, no entanto, se concretizam aos poucos, entre pequenas comunidades, grupos de proteção do meio ambiente e também dentro dos municípios. Daí a importância dos atos que parecem insignificantes.

Recentemente, estive em Junqueirópolis, uma cidade do noroeste paulista cuja população não chega aos 20 mil. Neste município, há a preocupação em torná-lo um exemplo de “cidade verde”. Através de campanhas de conscientização, trabalhos para o descarte adequado de lixo dos moradores e outras ações, Junqueirópolis conseguiu no último ano o Selo Verde Azul*, dado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para os municípios eficazes na gestão ambiental. São as pequenas ações fazendo a diferença.

*Das 19 cidades da RMC, apenas três conseguiram o Selo: Americana, Vinhedo e Indaiatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário